O Novo Ano é tempo de renovação pessoal e profissional, de acreditar, de investir o máximo e de tirar todo o partido das “baterias carregadas” durante a época festiva, por forma a viver o seu propósito e o da sua empresa…
Mas se o Ano é Novo, não podemos ter a veleidade de acreditar que chegamos mais longe com o mesmo Propósito e com os mesmos hábitos!
Bem vistas as coisas, quantas “passas” reservámos para a vertente profissional…? O que sonhámos e ambicionámos para a Empresa e para o nosso futuro?
A verdade é que não basta só desejar, é preciso “desacomodar”, colocar as ideias em prática e agir, e muito!
Mas este é um caminho que não pode ser de cada um na Empresa… terá que ser vivenciado por todos. Só assim se pode caminhar para um Propósito comum na Empresa e renovar os Propósitos individuais de cada colaborador.
Propósito de Liderança
Liderar com Paixão vai muito para além de gerir pessoas…
Enquanto andamos preocupados a constatar os defeitos e lacunas de cada um, esquecemo-nos de nos focar no que cada um tem de positivo, de diferenciador e de potencial de aprendizagem, desempenho e crescimento… ou como é que acha que se fazem as “Dream Teams”?
Enquanto não olhar para a sua Equipa como a melhor Equipa, não estará a investir o suficiente…
Investir nas pessoas é envolver e ganhar compromisso, é chamar os colaboradores a contribuir com ideias, a participarem das decisões e a sentirem-se parte activa dos resultados da Organização.
E isso implica garantir um modelo operacional que permita viver valores como confiança, respeito, sentido de pertença e reconhecimento. Cada colaborador precisa de sentir que o seu trabalho conta, e que o reconheçam porque faz a diferença. Até porque isso contribui para melhorar o ambiente, elevar o espírito de equipa, partilhar a informação e o conhecimento.
Cabe aos líderes promover este tipo de transformação comportamental, através do seu exemplo e de uma comunicação criativa e sistemática.
Propósito de Serviço
Não há forma de melhorar os resultados do negócio se a Paixão por servir os clientes não for crescente e partilhada por todos.
E aqui está um valor indispensável, do Porteiro à Recepcionista, do Comercial ao Gestor de Produto, do Armazém ao Marketing, do Director Financeiro ao Director Geral.
Se é fácil? Claro que não, até porque os clientes têm mais informação, mais estímulos e estão mais exigentes…
Se o mercado está diferente, há que pensar que diferença podemos fazer no mercado e que novas necessidades podemos estimular para estarmos na frente, na vanguarda… sem termos que fazer só porque os outros players estão a fazer e nós não queremos ficar para trás.
Prestar um serviço de excelência é estar focado em criar as melhores soluções para o cliente, em resolver os seus problemas, essa é a nossa missão.
Sempre que nos distraímos com a pressão que os números e os resultados nos causam, acabamos a distrair-nos do nosso Propósito, o que por vezes ainda faz com que as coisas corram pior!
Servir é antecipar, é surpreender, é nunca defraudar expectativas. Se prometemos, é para cumprir, tal como fazemos com a nossa Família, os nossos Amigos ou Colegas. Se nas Vendas são as Pessoas que fazem a diferença, não podemos deixar nada ao acaso… e o brio e profissionalismo têm que estar lá.
Quando se semeia, colhe-se. Seguramente que se investirmos o melhor de nós, receberemos em dobro, em oportunidades, em compras repetidas, no passa-palavra até… ou não fosse a referenciação a melhor e mais barata manobra de marketing!
Propósito de Crescimento
E este é para quem tem uma fonte inesgotável de Determinação, Resiliência, Paixão… e Foco!
Só quem tem Paixão por Liderar, por Servir, por Vencer, é que se supera continuadamente, é que reconhece os erros, é que aprende com as derrotas, é que batalha e dá a mão aos colegas para fazer mais pela equipa e pelo negócio. E isso não tem nada a ver com senioridade na empresa, nem sequer com responsabilidade…
Mas sabemos que estes “ingredientes” mágicos não fazem parte do ADN de todos, há que estimular e contagiar nesta direcção, sem deixar ninguém de fora… precisamos do máximo potencial de todos para que a Equipa saia fortalecida.
Mais do que dedicação, precisamos de pessoas que inspirem e contagiem outras pessoas, que sejam proactivas, que tenham a humildade de querer melhorar e aprender sempre mais.
Por tudo isto, não espere pelo melhor cenário para formar, para implementar, para inovar… a oportunidade perfeita não vem assinalada!
Há que passar à prática, definir as linhas mestras de actuação de cada Departamento ou Equipa e os objectivos que deverão ser atingidos.
Sempre que o Líder melhora, a Equipa vai atrás… por isso envolva nos objectivos, proporcione todos os recursos, reflicta em conjunto sobre o que não correr bem, não aponte o dedo quando correr mal (pode sempre fazer disso uma aprendizagem de todos), partilhe os resultados e… nunca prescinda de reconhecer cada sucesso!
Vamos começar 2016 com um Propósito renovado?!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.