Sempre que estamos no início de um ano novo, multiplicam-se os desejos de sucesso, saúde, paz, amor e tantas outras coisas que desejamos para nós e para os outros. É normal tal suceder, pois são mais 365 ou 366 dias que temos pela frente, com desafios, alegrias e tristezas, imprevistos e tantas outras actividades que decerto terão lugar.
Se na vida pessoal sentimos um recomeçar, muitas vezes nas empresas não é diferente a sensação. Mais 12 meses de trabalho, conquistas e reveses que nos ajudam a crescer e a melhorar sempre mais. Para uns é um caminho mais desgastante do que para outros, mas mesmo que o ano fiscal seja ligeiramente diferente, Janeiro tem sempre um “cheiro” a recomeço e a novas oportunidades.
E se falamos em novo ano, falamos em resoluções. Quantas resoluções, pessoais e profissionais, deste ano são iguais ou semelhantes às do ano anterior? Provavelmente terá algumas novidades, mas muitas delas serão muito semelhantes.
Então isso significa que o ano é novo, mas o SER mantém-se mais ou menos o mesmo, ou seja, se a maneira de ser e de trabalhar se mantiver inalterada, não teremos resultados diferentes das nossas acções.
Muitos desejam que o ano novo seja diferente. Uns pedem mais clientes, outros mais contratos, há quem peça uma equipa mais coesa, outros querem apenas mais motivação, mas a verdade é que se não alterarem algo em si mesmos, será difícil terem outros resultados.
Mais clientes
Queremos ter mais clientes, pelo menos penso que todos o desejamos, mas quem é que temos de ser para atrair mais clientes à nossa empresa? Tenho o prazer de conhecer e de trabalhar com verdadeiros “ímanes” de clientes, pois a sua paixão pelo que fazem nota-se de tal maneira que isso atrai os clientes.
Uma das boas resoluções de novo ano talvez seja isso mesmo, tornar-se ainda mais apaixonado pelo que faz e não ter problemas em mostrar essa paixão. Provavelmente melhorar a forma de contactar os clientes e de manter esse contacto, conquistá-los porque genuinamente nos preocupamos com o sucesso deles.
Quando a necessidade de gerar valor para os outros for de facto a força motriz na nossa empresa, os clientes aparecem, e os que actualmente nos compram vão passar a mensagem.
As nossas conquistas são uma extensão da nossa forma de actuar, por isso, se numa das passas que comeu à meia-noite pediu mais emoção, mais vontade em ir ao encontro dos clientes e em ajudá-los, talvez seja um excelente começo de ano.
Melhor equipa
Todos sonhamos com uma dream team, mas o que fazemos diariamente para a conseguir? Boas pessoas atraem boas pessoas, mas isso só não chega.
Será que estamos a motivar a equipa como devíamos? Li há uns tempos uma frase de Richard Branson que dizia que o mais importante é tratar bem a nossa equipa, pois assim eles irão tratar bem os nossos clientes. É uma parte importante na equação. Desejar que os colaboradores sejam melhores é uma coisa, desejar que a minha liderança seja melhor é outra completamente diferente.
Comunicar da maneira mais eficaz, escutar os outros, motivar, fazê-los crescer e melhorar. Temos de preparar a equipa para o futuro e para estarem sempre prontos a assumir novos papéis e responsabilidades.
Outro desejo interessante para pedir nas “passas” é que melhore a forma de lidar com os colaboradores, como os motiva e como os responsabiliza e premeia.
Mais motivação
Pedimos mais energia e mais motivação todos os anos, meses e dias! Mas em que se traduz essa motivação? A sua motivação vem da paixão que tem de fazer o que faz, bem feito e todos os dias. Claro que estamos a falar da motivação intrínseca, a que vem de dentro de nós e que nos faz saltar da cama e ir trabalhar todos os dias! Mas a extrínseca também não é menos importante.
É o reforço positivo, a energia que damos uns aos outros, os elogios e os votos de confiança que depositamos. Tem a ver também com a responsabilização das nossas equipas e o facto de premiarmos convenientemente cada um deles, em função do que fazem muito bem feito, independentemente de estarmos ou não a falar de prémios monetários.
O elogio e o agradecimento são forças poderosas de motivação e totalmente gratuitas. Por isso, deseje para este novo ano mais frontalidade a elogiar e a motivar a sua equipa, e mais discernimento para os desviar de comportamentos menos positivos, orientando-os da melhor forma possível.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.