Se o seu dia é cada vez mais curto e a semana nunca chega para fazer tudo o que queria, então pare… AGORA!
Numa altura em que somos medidos pelos resultados que atingimos e não pelo tempo que dispendemos para os aportar, ser eficaz na gestão do nosso tempo é cada vez mais crítico.
Sente-se uma vítima do tempo?
Está perdido em e-mails, telefonemas, papelada, reuniões e sente-se sem tempo para trabalhar? É constantemente interrompido e a sua equipa depende de si para toda e qualquer tarefa? Dá tudo por tudo e o negócio não avança?
Se não se revê em nenhuma destas situações, parabéns… está no bom caminho!
Se, pelo contrário, é mesmo isto que lhe está a acontecer, então comece pelo princípio…
- Atualiza, por escrito, os seus objetivos profissionais e pessoais?
- Faz, a cada dia, alguma coisa que o deixe mais próximo dos seus objetivos de médio prazo?
- Planeia o dia seguinte antes de sair do trabalho?
Menos ocupado ou mais produtivo?
Deparamo-nos constantemente com a dicotomia eficiência / eficácia, em fazer certo as coisas ou fazer as coisas certas. Não deixa de ser uma questão de auto-disciplina…
1. Crie a sua rotina de trabalho
Conheça melhor o seu próprio ritmo, quando é mais produtivo, relacional ou sistemático. Por que é que há-de trabalhar das 9h às 18h? É nesse período que é mais eficaz? Desenhe o seu dia em função do seu ritmo biológico e dos seus interesses pessoais. Crie um horário por defeito… e respeite-o.
2. Faça a lista do que vai deixar de fazer
Pense no que pode deixar de fazer para o ajudar a gerir melhor o seu tempo, a ter mais energia e qualidade de vida. E não diga que está sempre muito ocupado, porque isso fá-lo pensar negativo.
3. Delegue
Estar permanentemente ocupado pode distraí-lo em excesso. Delegue as tarefas puramente consumidoras do seu tempo e as que recaem fora da sua área chave de competência.
O seu negócio, seja empresário ou executivo de uma grande organização, precisa que seja criativo e inovador, que planeie e pense “fora da caixa”, que dite a tendência ou o caminho a seguir.
4. Trabalhe melhor
Melhor não é sinónimo de mais. Implemente um conjunto de princípios simples. Reveja os processos mais críticos. Por vezes, pequenas alterações podem ter grandes impactos.
Um gestor deve ler e escutar muito. Se não ler, desatualiza-se rapidamente. Se não ouvir a opinião dos outros sobre os problemas, pode excluir pontos de vista interessantes. Depois, decida sozinho e sinta-se responsável pelas decisões que tomou.
5. Concentre-se naquilo em que é Bom
… porque é aí que deve dispender a sua energia e o seu tempo! Por que é que há-de deter-se nos seus pontos fracos? Já pensou que estes podem ser os pontos fortes de outras pessoas na sua equipa? Aposte nas suas Forças, é mais divertido, compensador e efetivo.
E agora que vai ter tempo, utilize-o da forma mais preciosa…
Não há como utilizar o tempo de forma valiosa para fazer as coisas certas:
- As que comandam o nosso objetivo de vida
- As que sempre quisemos fazer, do tipo agora ou nunca
- As que os outros acham que não podem ser feitas
- As que nos permitem usar a criatividade
- As que se incluem na regra: 20% do tempo para 80% dos resultados
Nada disto é urgente, mas é suficientemente importante para fazer toda a diferença. Na verdade, todos sabemos que não podemos obter resultados diferentes se fizermos sempre as mesmas coisas…
E se o tempo é o seu recurso mais precioso, não o desperdice estando sempre ocupado!
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.