Falemos hoje um pouco de motivação e algumas temáticas associadas.
Lembra-se daquele anúncio para os miúdos em que lhes “faltava aquele bocadinho assim”? Muitas vezes, no dia-a-dia das nossas empresas, ficamos a esse pedacinho de empreender, de ter sucesso, por pequenas coisas que não pensámos, não fizemos, não mudámos e, sobretudo, não acreditámos…
E se aceitássemos o danoninho, se déssemos, colaborador a colaborador, mais um bocadinho a cada dia, a cada semana, a cada mês? Já pensou na diferença que isso fazia na vida da sua empresa?
No definir do rumo
Às vezes procuramos fazer reset a todo um processo quando bastaria dar apenas um passo ao lado ou à frente para ajustar qualquer coisa, e acabamos em espiral…
Às vezes entramos em modo “banho-maria”, e aguardamos que o tempo passe para clarificar as coisas e nos dar as respostas… e dá asneira porque esperámos tempo demais…
Às vezes fazemos tudo sozinhos e esquecemo-nos que o melhor da nossa Empresa é a nossa equipa, e que é efetivamente suposto delinearmos e planearmos o futuro em conjunto…
E se acreditássemos?
Mesmo que este ano não esteja a ser tão mau como se anunciou, e felizmente muitas das empresas que acompanhamos estão a crescer, podemos fazer sempre mais e melhor, podemos sempre dar mais aquele pedacinho assim…
O que nos impede de juntar as key people da equipa e pensar os pilares de inovação para a nossa empresa neste segundo semestre do ano que aí vem?
E se…
– revisitássemos a nossa proposta de valor para os segmentos target de cliente?
– pensássemos que necessidades podemos criar no mercado e que preço é que os clientes estariam dispostos a pagar por essas soluções?
– investíssemos de forma diferenciadora nas atividades e recursos mais críticos?
– analisássemos que outros canais de distribuição podemos potenciar e de que parceiros nos podemos rodear para incrementar a nossa vantagem competitiva?
– racionalizássemos custos e explorássemos outras fontes de receitas para encurtar o nosso break-even?
O que nos impede de começar a delinear um novo futuro hoje?
Na venda
Onde foram parar as suas vendas? Onde foi parar o seu pipeline? Ops, onde está parada a prospeção? Pois…
Claro que não tem que ser assim, mas e se…
– fizéssemos mais 2 telefonemas por dia?
– realizássemos mais 2 visitas ou reuniões por semana?
– enviássemos mais 2 propostas por mês?
– a taxa de conversão subisse 10%?
Custará tanto assim? É uma questão de ir às métricas do ciclo da venda e fazer uma simulação dos ganhos para cada comercial. Quanto mais negócio teria por ano?
E quanto mais negócio é que precisa de ter por ano? Calcule as suas métricas objetivo em função dos resultados necessários.
Se dantes resultava e agora não, em que medida temos que atualizar as nossas técnicas de vendas, o nosso tratamento de objeções, as nossas propostas tipo, a nossa capacidade de negociação, a nossa criação de empatia até… O que falta ajustar no comportamento e na atitude? Como reavivar a garra de outros tempos?
Na motivação e comunicação
E não podemos falar de atitude, comportamento ou de garra sem falar de motivação, de comunicação… e, claro, do seu papel enquanto líder neste processo!
Hoje, como nunca, tornou-se determinante o coaching que fazemos junto da nossa equipa e o tipo de influência que exercemos sobre as suas atitudes e comportamentos…
“O maior desafio são as pessoas!” – é sintomaticamente o feedback que temos dos empresários, dos gestores departamentais, dos diretores comerciais e gerais com que contactamos diariamente.
E sabe porquê? Era tudo mais fácil se geríssemos pessoas… a questão é que gerimos as tarefas que elas fazem e o ser humano é tão complicadinho às vezes, não é?!
Motivar já não é o que era, e isso começa em nós, ou não concorda?
O que o faz correr a si hoje? O que faz correr cada um dos elementos da nossa equipa? Quando falamos em motivação, parece que dá vontade de lançar um S.O.S…
Envolver, dar autonomia, permitir que a mestria venha ao de cima e ter um propósito que reflita os valores da empresa estão entre os fatores motivacionais mais relevantes em termos da motivação 3.0.
Aceita o danoninho?
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.