Acreditamos que a diversidade na equipa traz criatividade! As equipas com quem trabalhamos são todas diferentes, mas umas mais que outras.
É muito fácil relacionarmo-nos melhor com quem pensa, interage e trabalha como nós, e por essa razão tendemos a recrutar pessoas que apresentem essas mesmas características sem pensar no aporte de diferentes competências e diversidade à nossa empresa.
Mas nem todos temos de ser iguais e a verdade é que ganhamos muito com a presença de diferentes perfis na equipa. Claro que se torna mais fácil trabalhar com quem se parece connosco.
Os comportamentos são mais expectáveis, temos outra forma de comunicar e o alinhamento é muito bom.
Quando apoiamos as empresas em processos de recrutamento, o que procuramos na maior parte das vezes é a peça certa para completar o puzzle. Por conhecermos a realidade da empresa e da equipa, mais do que ser semelhante a alguém, queremos que a pessoa complemente quem já trabalha na empresa.
Mas e de que forma ajudam os testes de perfil comportamental?
Ajudam a saber um pouco mais sobre quem temos na equipa e como chegar da melhor maneira a cada um! Como nem todos são iguais, não podemos de todo motivar, comunicar ou lidar com a equipa da mesma maneira.
Sociais
Os mais sociais são colaboradores fantásticos, cheios de genica e muito rápidos na passagem da criação da ideia à execução.
Normalmente extrovertidos, de sorriso rápido e orientado para relações e pessoas. O que procuram é reconhecimento, status e adoram brilhar! São pessoas muito dinâmicas que conseguem envolver os outros colegas. Detestam muitos pormenores e perdas de tempo com detalhes, pois são pessoas de acção.
Para lidar com este perfil, terá de acelerar, de puxar pelo seu brilho, de delegar sem sufocar e de passar tudo por escrito, pois com tanta emoção tendem a esquecer-se de alguns detalhes! É de aproveitar a enorme energia que transmitem contagiando os outros com o seu entusiasmo.
Relacionais
São pessoas mais calmas que os sociais, mas também se movem por estabelecer relações interpessoais. Detestam conflitos, confusões e insegurança. Não gostam de ambientes de trabalho onde as pessoas não se estimem e se relacionem.
São um pouco inseguras e precisam de saber todos os detalhes antes de começarem algo. Por isso, precisam de garantias do líder de que tudo irá correr pelo melhor.
Os relacionais são fiéis, trabalhadores e raramente se aborrecem em prol de manter um bom ambiente na equipa. Mas quando o fazem, prepare-se!
Analisadores
Já que estamos a falar de pessoas um pouco mais calmas, temos os Analisadores, que são muito orientados a resultados, a objectivos, mas necessitam de perceber a lógica dos processos e a função de cada um.
Desempenham bem as suas funções e para alguns podem inclusivamente parecer um pouco “picuinhas”, mas é como se sentem válidos a trabalhar. Por isso, seja orientado ao detalhe e preparado quando trabalha com analisadores, e defina prazos para cumprir cada tarefa, pois tendem a perder-se nos pormenores.
Directivos
Para quem é directivo, lidar com este perfil é o sonho! Vão directos à questão, sem complicações, são focados e orientados para as metas que pretendem atingir. Não se movem pelo relacionamento mas sim por fazer as coisas bem feitas e depressa.
Com estes pode investir menos tempo em certas explicações, pois tendem a fartar-se desses detalhes, mas por outro lado não gostam de “perder a face”. Os que não são deste perfil têm de se habituar a ser muito objectivos e a dar menos ênfase à parte relacional.
Mais do que conhecer o seu perfil, do qual deve ter feito já o diagnóstico, é importante conhecer o da sua equipa, pois se a uns tem de chegar pela via da relação, a outros será pela via da objectividade e dos resultados.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.