Proponho pensarmos de forma positiva no que diz respeito à motivação, à equipa e às suas metas. Sim, muitas empresas que conhecemos estão a conseguir ter bons resultados, a conseguir “fintar” a tão falada crise e a conquistar o seu lugar de sucesso. Com muito esforço, mas também confiança num futuro mais risonho, com foco nos resultados e com a certeza de que temos nas mãos muita da nossa capacidade de vencer.
Em Portugal, por norma, celebramos pouco. Quando alguém faz algo bem feito, o pensamento muitas vezes é o de que era sua obrigação ou função. E não deixamos de ter razão. Cada colaborador faz parte de um todo, tem as suas funções e tarefas definidas, e por isso tem obviamente de as cumprir de forma eficaz e correcta.
Por isso a primeira fase é a de definição de metas e objectivos.
Nada nos dá mais gozo do que trabalhar com equipas animadas, positivas e unidas. Claro que todos temos os nossos momentos e existem sempre dificuldades e alturas mais complicadas, mas quando existe esse espírito de camaradagem é bem mais interessante e recompensador.
Marcar objectivos
Qualquer colaborador pode e deve ter os seus. Em certos departamentos a definição de objectivos é mais simples. Como no Departamento Comercial, por exemplo. Os objectivos de vendas, de aumento de clientes, de manutenção dos clientes, entre outros, são mais fáceis de definir.
Mas qualquer departamento pode e deve ter os seus objectivos. Temos os da equipa Técnica, em termos de rapidez de reparações, venda de soluções extra, satisfação dos clientes, entre outros. A área da Contabilidade tem também a medir o prazo médio de pagamentos ou o número de facturas passadas. Na Produção temos o tempo médio de produção, os prazos de entrega, os erros de produção, etc.
E isto para dar alguns exemplos. Todos os departamentos podem e devem ter metas a atingir e, se possível, a empresa deve equacionar prémios ou outro tipo de remuneração extra para os que atingem e excedem esses objectivos.
Celebrar
Não tem de ser algo forçado nem falso, mas devemos e temos que celebrar mais as coisas positivas que acontecem nas empresas.
Celebrar os objectivos atingidos com uma reunião mais informal, os clientes que se mantêm fiéis à empresa, a conquista de um cliente particularmente desafiante. Celebrar quando um dos colaboradores teve um desempenho acima da média e marcar o momento.
E não são apenas os eventos relacionados com a empresa que devemos celebrar. Temos ainda de celebrar os eventos mais pessoais. A chegada de novos colaboradores à empresa, quando algum entra na reforma, quando algum dos nossos colegas tem filhotes e, obviamente, em todos os aniversários dos funcionários.
Quando uma equipa se une em momentos positivos, vai unir-se em muitas outras ocasiões, seja quando algo extra tem de ser realizado ou quando existe um projecto comum ou um desafio grande por parte da empresa. É um privilégio ver esse sentimento em algumas equipas e perceber que existe um elo entre todos.
Motivação
Claro que a celebração contribui em muito para a motivação da equipa. É a parte da motivação extrínseca que faz falta, que garante que em momentos menos positivos conseguimos encontrar âncoras de motivação às quais nos agarramos, e que nos faz sentir mais fortes.
Quando os vários elementos da equipa puxam uns pelos outros, celebram em conjunto, estão juntos nos momentos menos bons e sabem que são mais fortes num todo, a empresa só pode ganhar! E não tem de ser o líder ou os responsáveis de departamento a dar esta motivação, está nas mãos de cada um dos elementos.
Se quiser saber como ajudamos as equipas a sentirem-se mais motivadas e animadas, contacte-nos para maria.vieira@ideiasedesafios.com e peça a sua reunião gratuita.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.