Quando queremos sair da recessão, as empresas têm obrigatoriamente de se ajustar, preparar-se o melhor possível, fazer boas apostas, acreditar e estarem atentas.
Como consultores, temos uma função importante de apoiar e direccionar as empresa com quem trabalhamos para as melhores decisões, os caminhos mais decisivos e as estratégias vencedoras!
Como é que pode rumar em direcção à saída da recessão?
1. Aposta nos compradores consistentes
Todas as empresas têm um grupo de clientes fiéis. Podem ser considerados A e B ou TOP, ou outra qualquer nomenclatura. São ainda clientes que necessitam dos nossos produtos e/ou serviços, independentemente da crise económica.
Sabemos ainda que é em média 6 vezes mais barato vender a quem já é cliente do que a um cliente novo.
Por isso, aposte nos seus melhores clientes, crie propostas especiais para eles, “mime-os”.
2. Aposta nos mercados exclusivos
Identifique outros nichos de mercado, onde os seus produtos e/ou serviços sejam algo de necessário e imprescindível. Aposte neles de modo consistente e cirúrgico, de forma a não despender custos e tempo de modo aleatório.
Existem ainda mercados inexplorados onde o que a sua empresa tem pode fazer todo o sentido. É necessário parar e pensar em que outras situações, conjecturas ou empresas os seus produtos e/ou serviços podem fazer sentido!
3. Vá e procure o dinheiro
Parece muito óbvio, mas muitas vezes as empresas, na ânsia de facturar, esquecem a quem o estão a fazer. Nem todas as empresas têm bom potencial para pagar ou são boas pagadoras, por isso aposte nas que pagam mesmo.
4. Apoie quem está em dificuldades
A crise toma proporções que podem ser complicadas em termos profissionais e pessoais. Temos de ajudar-nos mutuamente nestas alturas e tem de ser mostrado que há sempre uma solução para tudo.
Alianças entre empresas para potenciar uma área de negócio, oferecer serviços a preços mais convidativos, existem muitas maneiras de ajudar.
5. Ofereça a solução para o problema
As suas mensagens de marketing têm de de ser inequívocas e específicas. Só assim conseguirão atrair os clientes que procuram a solução para esse problema em particular. Vá directo ao problema e ofereça de um modo simples a mensagem para a sua resolução.
Garanta ainda que o processo de seguimento se concentra exactamente no que foi proposto inicialmente e não se disperse. Depois de resolvida a primeira questão poderá então avançar para a seguinte.
Para entrarmos num capítulo diferente da economia, temos de estar preparados desde já para um ano cheio de desafios e em que a nossa capacidade de recriar o futuro estará constantemente a ser posta à prova.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.