Se tudo fosse tão simples na vida das empresas como Top 4 dicas para motivar, todos teríamos os melhores colaboradores do mundo, motivados, interessados e desejosos de colocar todo o seu esforço no dia-a-dia.
Claro que para a motivação acontecer, tem de existir algo ainda mais profundo em cada um, que é a motivação intrínseca, a que parte de cada um de nós, a que encontramos em todos os profissionais que se comprometem a fazer um bom trabalho, que se aplicam porque se sentem valiosos, e nos quais se nota, de facto, que gostam do que fazem.
Ao trabalhar com equipas comerciais notamos isso de imediato. Quando falam da empresa e da sua forma de trabalhar, têm um brilho diferente no olhar, nota-se orgulho, brio, vontade e, claro, motivação.
A motivação intrínseca depende assim de cada um de nós, do que cada um faz e do empenho que coloca em cada pequena coisa que concretiza.
No entanto, isso não demite os responsáveis de equipas de motivarem os seus colaboradores. É a chamada motivação extrínseca, é a que vem de fora e pode e deve ser feita regularmente.
Existem imensas teorias da motivação e de como potenciar o que cada um tem de melhor, mas o denominador comum é simples e resume-se a 4 passos fundamentais:
Reconhecer
O que é que a equipa quer, de facto, TER? Podemos pensar que são apenas os prémios e regalias, mas há quem corra atrás de sucesso, de um bom carro ou gadgets para realizar o seu trabalho de forma mais eficaz.
O líder tem de criar uma cultura de reconhecimento, recompensa e prestígio, e para que tal aconteça, precisa, de facto, de conhecer cada elemento da sua equipa e perceber o que o move. Uns terão de ser motivados pelo reforço positivo, por se demonstrar que trabalharam acima do esperado, conquistando metas mais ambiciosas. Outros movem-se por prémios, por gadgets que tornem o seu trabalho mais simples, ou que lhes dêem algum prestígio. Nem sempre existem condições para o fazer, mas de qualquer forma o reconhecimento positivo contribui para a motivação dos colaboradores e sem dúvida que um “obrigado” e um “bom trabalho” continuam a ser gratuitos.
Envolver
Todos são importantes e todos devem ser envolvidos directa ou indirectamente na tomada de algumas das decisões em certos projectos, o que permitirá criar ligações fortes com os colegas e estabelecer o sentido de pertença a um grupo.
São inúmeras as vantagens deste tipo de comportamento, pois fomenta a entreajuda, aumenta a lealdade e melhora a motivação e o optimismo da equipa.
Se se preocupar com o envolvimento de todos, o líder promove e cria oportunidades para trabalhar o relacionamento, e muitas delas nem exigem investimento! As reuniões interdepartamentais, os trabalhos de equipa e, sem dúvida, os momentos de celebração de feitos da empresa ou da equipa e datas especiais de cada colaborador, bem como eventos de teambuiling mais elaborados, mas que deixam uma marca muito positiva em todos os participantes, são óptimos momentos de envolvimento.
Desafiar
Qual será o melhor de cada um dos elementos da sua equipa? Será que conseguimos uma equipa de Super Heróis? Precisamos de variedade, de marcar metas audazes, de proporcionar novas experiências e novas oportunidades de aprendizagem.
O líder tem de assegurar que existem desafios, para que se evite cair na rotina e na estagnação. Daí que aumentar os standards seja algo positivo, bem como criar oportunidades de aprendizagem mais desafiantes.
As equipas crescem à altura dos desafios que lhes são impostos. Quanto mais ambiciosos forem, mais crescem!
Apoiar
Será que a sua equipa se orgulha da empresa onde trabalha? Apoia as suas decisões? Defende a empresa contra os ataques do exterior?
Notamos o grau de empenho quando ouvimos certas conversas fora do local de trabalho. Os seus colaboradores entendem o impacto do apoio do líder, bem como da camaradagem e solidariedade entre todos?
O líder tem de guiar através do exemplo. “Walk the talk” é a máxima a seguir, pois é o líder quem todos seguem no empenho e no encorajar de todos para um trabalho cada vez melhor.
Ajude-nos a melhorar! Deixe-nos por favor o seu contributo para o tema.